EDUCADOR INFANTIL
Descrição:
O auxiliar de creche é o profissional responsável por auxiliar o professor com o cuidado dos materiais pedagógicos, participar dos cuidados relacionados à higiene, alimentação e educação, auxiliar as crianças nas refeições, ajudar na limpeza de equipamentos e brinquedos, e participar de todas as atividades propostas pela creche/escola.


Características do profissional:
* Ter ética
* Gostar de crianças
* Trabalhar seu tom de voz para falar adequadamente com as crianças
* Ter agilidade e bom preparo físico
* Ser amável e firme ao mesmo tempo
* Receber bem os pequenos e seus familiares
* Ter muita educação com todos
* Saber falar corretamente e utilizar um vocabulário adequado para as crianças
* Querer aprender e se atualizar constantemente.
HISTÓRIA
A palavra "creche" sempre esteve relacionada a um serviço disponibilizado à população de baixa renda. Na creche, o horário de atuação era integral, e na pré-escola meio período, assim como o horário de funcionamento das escolas. De acordo com a definição da Constituição Federal e a LDB da Educação Nacional, crianças de 0 a 3 anos de idade podem frequentar as creches, e crianças de 4 a 6 anos de idade podem frequentar as pré-escolas.

Uma intensa necessidade de construção e manutenção de locais onde as crianças, filhos de operários, pudessem ficar durante o período que os pais trabalhavam, apareceu com o desenvolvimento industrial e comercial vivido pelo Brasil, e também consequente pela introdução feminina no mercado de trabalho. Entretanto, o desinteresse do Estado em se responsabilizar pela construção e manutenção das creches fez com que essas instituições sofressem discriminação, e acima de tudo, fez com que a creche ficasse enrolada em um confuso conceito de assistencialismo durante anos, o que impediu a construção de uma identidade bem estabelecida e bem definida não apenas para a própria instituição, como também para seus funcionários.

CAPACITAÇÃO CARATINGUETÁ

